Pequenas e médias empresas encontram sucesso internacionalizando seus produtos e serviços no continente europeu
Em terras portuguesas, surge uma oportunidade única para empresas brasileiras expandirem seus horizontes: o Porto Digital Europa.
Combinando mais de duas décadas de experiência do renomado Porto Digital de Recife, a um mercado de expansão comercial e tecnológica na Europa, este hub empresarial oferece um ambiente sob medida para empresas que buscam internacionalizar suas operações em solo europeu.
O melhor deste panorama é que a internacionalização não se restringe apenas a grandes empresas, mas tem se estendido a pequenas e médias empresas, startups e também a profissionais especializados.
Antes de explicar como internacionalizar as empresas, vamos entender o cenário dessa ação. Dentre as modalidades mais usuais do mercado, estão o fluxo de exportação, a estruturação de filiais, abertura ou até aquisição de empresas em outros países.
A internacionalização via processos digitais, devido ao avanço tecnológico, também tornou-se uma realidade por meio de e-commerce cross-border, abertura de capital fora do país de origem, por exemplo.
Dessa forma, empreender além das fronteiras do seu país é uma forma de buscar novas oportunidades de crescimento, diversificação de riscos, novos mercados e recursos para aumentar a competitividade e a rentabilidade dos seus negócios.
A seguir vamos tratar sobre o assunto, explicar como fazer e quais as vantagens de se tomar essa atitude. Vamos lá!
Vantagens de internacionalização do seu negócio
As vantagens da internacionalização para as empresas são diversas.
Para começar, a empresa pode aumentar sua base de clientes e lucratividade. A diversificação geográfica pode ajudar a mitigar riscos associados à instabilidade econômica ou política que podem ocorrer quando se atua em um único mercado.
Outra vantagem é a possibilidade de acessar recursos e tecnologias exclusivas de determinadas regiões.
Por exemplo, uma empresa pode optar por internacionalizar suas operações para aproveitar mão de obra qualificada, matéria-prima abundante, investimentos ou infraestrutura mais adequada em um país específico.
Internacionalizar a empresa também pode proporcionar vantagens competitivas, como a obtenção de conhecimento sobre novos mercados e até a criação de uma marca globalmente reconhecida.
Há a oportunidade de inovar e adaptar produtos e serviços para atender às necessidades locais de diferentes regiões do mundo e assim, aumentar a lucratividade.
Pequenas e médias empresas também podem se internacionalizar
Para as pequenas e médias empresas, este cenário tem se aberto há alguns anos. Já que o passo de atuar em outros países, tradicionalmente, era mais fácil para grandes corporações, detentoras de mais recursos, investir em novos mercados.
A partir da globalização e do avanço tecnológico, empresas menores e startups têm encontrado parcerias e oportunidades propícias para competir internacionalmente.
Dados do estudo Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, de 2019, o Brasil possui cerca de cinco milhões de empresas (IBGE), deste montante, apenas 25 mil exportam produtos, ou seja, 0,5% do total. Apenas 500 possuem subsidiárias ou franquias no exterior, representando 0,01%.
Estes números demonstram que, infelizmente, uma parcela muito pequena aposta no mercado internacional, até agora.
O estudo apontou que essas empresas levam em média 22 anos para exportar pela primeira vez e, em média 31 anos para posicionar-se fisicamente fora do país, por meio de subsidiárias ou filiais.
A pesquisa ainda ressaltou que o tempo médio para essa expansão internacional ocorrer, tem diminuído com o passar do tempo.
Empresas mais velhas (acima de 60 anos) demoram cerca de 14 anos e nove meses para realizar a primeira exportação, enquanto as de 30 a 50 anos, têm realizado este feito em cinco anos e três meses.
Já empresas de até 29 anos, demoram uns 11 meses para começar a exportar. Se for via franquias e subsidiárias, as mais jovens começam a enviar seus produtos para outros países, sete vezes mais rápido do que as mais velhas, com mais de 60 anos.
Como internacionalizar sua empresa?
Após este giro rápido pela internacionalização de empresas brasileiras, é normal querer entender o processo para expandir os negócios para outros países. Vamos lá, explicaremos os passos principais.
Como dito no início deste texto, a primeira modalidade de internacionalização, entre as mais tradicionais, é a exportação.
Para exportar um produto ou serviço não há a necessidade de estar ou atuar fisicamente em outro país. O destaque aqui é das relações comerciais e a preocupação com transporte, legislação e impostos do local de destino.
Em seguida, há as subsidiárias próprias. Empresas controladas por outra, apesar de poder ter seu nome, posicionam-se de forma independente.
Logo, é possível que uma empresa brasileira crie uma outra em outro país e controle totalmente suas ações. Os produtos podem ser manufaturados ou distribuídos em solo internacional para alcançar mercados novos.
Já as franquias replicam a forma de negócio por meio do modelo de gestão, operação e comercial de uma empresa com autorização de quem detém os direitos.
Desta forma, os produtos ou serviços das empresas brasileiras são oferecidos em diversos mercados estrangeiros.
O e-commerce é mais uma maneira de vender os produtos para outros países. Afinal, mais de 4 bilhões de pessoas acessam a internet no mundo. Só no Brasil, este número é de 170 milhões.
As empresas digitais, ou seja, aquelas que já nascem com o objetivo de fazer negócios pela internet, surgem em número cada vez maior.
O uso desta tecnologia colabora para o aumento da concorrência de empresas estrangeiras que passam a ofertar seus produtos e serviços ao mercado brasileiro.
Exemplo disso é comprar roupa americana que vem de uma loja chinesa, ou então, usar um software de um outro país, ser adepto de streamings como Spotify, Netflix, também é uma forma de utilizar o e-commerce, neste caso, cross border.
Esta modalidade democratiza a oferta de produtos e serviços internacionais aos brasileiros, tornando o processo de compra e venda muito mais fácil e rápido.
Afinal, os processos de pagamento também foram facilitados, sendo realizados por meio de poucos cliques.
Para quem quer internacionalizar sua empresa, outros pontos precisam estar no radar para que tudo ocorra de forma fácil e sem dor de cabeça.
Pensar nos custos iniciais, levando-se em conta flutuações cambiais, em possíveis barreiras ou facilidades linguísticas e culturais, são tão relevantes como conhecer a legislação e as diferenças comerciais do mercado, assim como o comportamento dos clientes.
Internacionalizar sua empresa com o Porto Digital Europa é mais fácil
Dados de 2024 da AIMA (Agência para Integração, Migrações e Asilo) mostram que cerca de 400 mil brasileiros moram em Portugal, legalmente.
Se este número de pessoas buscaram Portugal para viver, por que não, empresas brasileiras não poderiam fazer o mesmo?
Afinal, a posição geográfica do país é estratégica para o mercado europeu, o ecossistema tecnológico está em expansão, com ambiente familiar aos brasileiros, favorável aos negócios e conexões globais.
A cultura e o idioma são oportunidades e não desafios, além disso, associações como o Porto Digital Europa auxiliam neste processo.
Confira mais vantagens e oportunidades de internacionalizar sua empresa por meio de Portugal:
Cultura e Idioma: a familiaridade cultural e linguística entre Brasil e Portugal facilita a adaptação e integração no mercado europeu. Portugal é um lar de uma grande comunidade brasileira, o que promove uma rede de suporte cultural e empresarial.
Portugal como porta de entrada: o mercado europeu possui mais de 500 milhões de consumidores, excelente campo de oportunidades para expandir os negócios.
Aceitação do mercado europeu: em 2022, as exportações brasileiras para a União Europeia somaram cerca de 42 bilhões de dólares, representando 17% do total de exportações do Brasil.
Ambiente econômico estável: Portugal é classificado como um dos países mais seguros do mundo, ocupando a 4ª posição no Índice Global da Paz de 2021.
Benefícios Fiscais e Incentivos: Portugal oferece diversos incentivos fiscais para empresas estrangeiras incluindo Regime Fiscal para o Residente Não Habitual (RNH), que concede benefícios fiscais aos profissionais qualificados.
Com o suporte do Porto Digital, há um mapeamento da cultura e dos costumes, pesquisas de mercado, assim como das legislações, os vistos e tudo mais já encaminhado, assim como as parcerias com outras empresas que já atuam no local.
Outro ponto relevante, até as questões de adaptação do produto ou serviço tornam-se mais fáceis, a partir desse ecossistema.
A concorrência local, as necessidades, dores e desejos dos consumidores também já ficam mais claras, uma vez que há especialistas locais e outras empresas que se internacionalizaram oferecendo esta ambientação.
Porque internacionalizar sua empresa pelo Porto Digital Europa
O Porto Digital Europa abriu suas atividades em Aveiro, região central de Portugal e tem consigo toda a expertise de mais de 20 anos do Porto Digital de Recife.
Através desse ecossistema, sua empresa tem a garantia de receber suporte especializado e apoio estratégico, toda a assistência moldada para suas necessidades específicas.
Desde diagnósticos de mercado até serviços de internacionalização oferecidos por empresas e especialistas parceiros, eventos empresariais e captação de investimentos, todas as etapas são cuidadosamente planejadas para garantir sucesso.
A ideia é que cada empresa tenha facilidade ao passar pelas adaptações de negócios, mercado e até mesmo cultural.
Para isso tudo funcionar de forma segura e em largo crescimento, são mantidos parceiros estratégicos como instituições de estudo, empresários, governo local e vários líderes que estão nesta lista para fomentar as oportunidades de negócios com confiança.
Por exemplo, nas questões burocráticas, uma equipe jurídica do Porto Digital Europa, orienta sobre a documentação, como a solicitação do NIF e NISS, além dos vistos. Até matrículas nas escolas contam com apoio da assessoria. Tudo isso para facilitar a mudança da família, além do empresário e dos profissionais.
Oportunidades estão bem à sua frente
O hub também está com as portas abertas para nômades digitais, contando com apoio jurídico e todo o apoio e suporte necessários para participar dessa revolução.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo, estamos à disposição e super entusiasmados para ajudar sua empresa a internacionalizar seus negócios de forma prática e mais rápida!
Há um continente de oportunidades esperando por você no Porto Digital Europa. Clique no link agora mesmo e faça parte desta revolução: https://portodigital.eu/