Em conversa com o Porto Digital Europa, o representante do Sebrae PE, Péricles Negromonte, falou sobre o sucesso e expectativa da internacionalização de startups pelo programa Sebraetec.
A colaboração entre o Sebrae, pelo programa Sebraetec, e o Porto Digital – maior distrito de inovação do Brasil – é uma estratégia decisiva para conectar startups brasileiras ao mercado europeu.
“Muitos negócios, especialmente as startups, nasceram, justamente, sob a tutela do Sebrae e agora têm a chance de expandir suas operações internacionalmente, contando com suporte de programas estruturados para apoiá-las ainda mais”, explica.
O representante ressalta que o Sebraetec é um programa altamente consolidado no Brasil todo – e em cada estado há uma finalidade primordial. Este, especificamente de Pernambuco, está voltado para a internacionalização de startups brasileiras para o continente europeu por meio do Porto Digital Europa.
“O objetivo é preparar e qualificar empresas para o processo de internacionalização, constituindo toda a construção jurídica em Portugal, sendo um instrumento valioso nesta estratégia”, explicou Negromonte.
O analista ainda informou que os interessados podem buscar o Sebrae ou o Porto Digital para ingressar no programa, que é 90% subsidiado pela instituição, ou seja, as empresas pagam apenas 10% dos custos.
“Este programa é uma grande oportunidade de crescimento e expansão dos negócios, por isso temos uma seleção baseada em critérios específicos, focada na identificação e qualificação das empresas e startups que possuem uma melhor capacidade e potencial para iniciar o processo de internacionalização”, pontuou.
O presidente do Porto Digital e Porto Digital Europa, Pierre Lucena, ressaltou a participação de 10 empresas aceleradas pelo Sebraetec já na inauguração da nova sede do Porto Digital Europa em Aveiro, Portugal.
“A presença do Sebrae como nosso parceiro é fundamental por diversas razões, traz um grande valor para ambas as partes. Eles possuem uma longa trajetória de atuação com o empreendedorismo, apoiando empresários por meio de capacitação, oferecendo suporte especializado em gestão, inovação e acesso a novos mercados. Uma missão muito parecida com a nossa”, destacou Lucena.
Esta ideia ainda é reforçada pelas linhas de programas do Sebrae. A instituição desenvolve vários projetos e processos que ajudam a reduzir as barreiras financeiras de startups e empresas no estágio inicial.
No caso específico do Sebraetec, permite que as empresas invistam apenas 10% do custo de internacionalização, para que a transição seja mais fácil e acessível. “Estas características fazem com que o programa atraia e beneficie um número maior de empresas, dando mais força ao nosso ecossistema, ampliando o impacto e o alcance do Porto Digital Europa”, explicou o presidente do distrito de inovação.
Pierre Lucena informa que, além do Sebrae, o Governo de Pernambuco também atua no Porto Digital Europa para dinamizar o projeto de internacionalização de empresas.
“É um projeto de longo prazo. Esperamos dar este salto. A partir de agora, a internacionalização vai ter a participação do governo de Pernambuco por meio do Programa de Internacionalização do Porto Digital”, destacou, acrescentando que isso pode acelerar o crescimento da comunidade empresarial do Porto Digital Europa.
Negromonte concluiu que a parceria entre Porto Digital Europa e Sebrae representa um avanço estratégico para a internacionalização de startups e empresas brasileiras, unindo a expertise da instituição no apoio a pequenos negócios com a força do hub de inovação.
Uma colaboração que vai além do fornecimento de recursos, passando por capacitação, financiamento e suporte técnicos em várias áreas, além da confiança do mercado e da grande variedade de oportunidades de negócios.
Saiba mais sobre o Porto Digital Europa e internacionalização de empresas, acesse nosso site agora mesmo e fique por dentro de tudo: https://portodigital.eu/ e nos siga nas redes sociais!