O executivo Paulo Firmeza é um grande entusiasta do Porto Digital Europa em Aveiro
Na mais recente edição do Brazil Tech Days, realizado pelo Porto Digital Europa, entre os dias 30/09 a 06/10, tivemos a oportunidade de conversar com o CEO da Altice Labs, que expressou sua satisfação pela escolha de Aveiro como sede do primeiro ecossistema brasileiro de tecnologia na Europa.
Durante a entrevista, o executivo destacou o forte compromisso da Altice Labs com a inovação e a transformação digital, sublinhando a importância estratégica da cidade de Aveiro como um dos polos tecnológicos mais dinâmicos de Portugal.
Entusiasta do desenvolvimento tecnológico e do impacto positivo que o hub trará para a região, o CEO mostrou-se otimista quanto às oportunidades que esse marco vai gerar, tanto para a empresa, quanto para o ecossistema tecnológico local.
Paulo Firmeza (CEO Altice Labs) ao lado de João Barbosa (Country Manager do Porto Digital Europa) no palco do Brazil Tech Days, enfatizando as vantagens de empresas brasileiras internacionalizarem seus negócios, tendo Portugal como porta de entrada
Leia na íntegra o que Paulo Firmeza disse sobre a instalação do Porto Digital Europa em Aveiro
“Vejo como extremamente relevante o momento em que vivemos, especialmente ao considerar o cenário do Brasil, que conta com um ecossistema vibrante de empreendedorismo e inovação. O país tem empresas sólidas, com mão de obra qualificada e muita capacidade de desenvolvimento. Em contraste com a Europa, que enfrenta desafios demográficos, com uma população mais envelhecida, o que torna ainda mais importante a presença de novos talentos e empresas inovadoras no continente.
Nesse contexto, a escolha de Portugal como porta de entrada para a Europa, através do Porto Digital Europa, foi uma decisão estratégica e muito inteligente. Além da proximidade cultural e da língua compartilhada, oferece uma oportunidade única para as empresas brasileiras que já obtiveram sucesso no seu país ou na América Latina e que agora buscam expandir para o mercado europeu.
O ambiente é extremamente favorável, especialmente no setor tecnológico, onde há uma demanda crescente, tanto em Portugal, quanto em toda a Europa.
Há um enorme espaço para que empresas de base tecnológica cresçam nesse cenário. A presença de um hub como o Porto Digital Europa em Portugal é uma plataforma que facilita essa entrada.
As barreiras são mínimas e o ambiente de negócios é acolhedor; e estar incubado num hub reduz custos iniciais, permitindo que elas se estabeleçam rapidamente. Isso abre portas para explorar o mercado europeu, que, apesar de dinâmico, carece de mais capacidade, tanto em termos de inovação, quanto de capital humano.
Tenho acompanhado de perto o nascimento e o desenvolvimento do Porto Digital Europa aqui em Aveiro. Desde a primeira edição do Brazil Tech Days, onde tive a honra de participar e compartilhar minha experiência, sempre fui um entusiasta da ideia de instalar este hub em Portugal e especialmente nesta cidade.
As vantagens de começar por aqui são claras e ver o projeto crescendo, com empresas brasileiras se estabelecendo aqui, me enche de orgulho. Em 2024, tive novamente a oportunidade de participar e é uma honra ver o progresso conquistado.
Aveiro é a minha cidade e quero que seja também a vossa. Estou certo de que este é apenas o começo de um ciclo de sucesso para as empresas brasileiras que aqui se instalam.”
Sobre a Altice Labs
A Altice Labs é uma empresa de tecnologia pertencente ao grupo Altice, que se dedica ao desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de telecomunicações e tecnologia da informação. Fundada em 1950 como PT Inovação, ela foi rebatizada em 2016 para Altice Labs, após a aquisição da Portugal Telecom pelo grupo Altice.
A companhia atua com tecnologias que suportam as operações das empresas do grupo Altice e outros clientes globais como a MEO, em Portugal, por exemplo. Suas soluções cobrem várias áreas, como: telecomunicações, desenvolvimento de soluções de rede (redes fixas e móveis), infraestruturas de comunicação e suporte a serviços de banda larga e 5G.
Desenvolvimento de soluções de segurança para proteger redes e dados, além de serviços gerenciados de segurança ; IoT (Internet das Coisas) com soluções para conectar e gerenciar dispositivos em diferentes setores, como cidades inteligentes, agricultura, saúde etc., além de plataformas baseadas na nuvem e ferramentas de análise de dados, otimizando a gestão de grandes volumes de informações, estão em seu escopo.
A Altice Labs também é reconhecida por seu forte foco em Pesquisa e Desenvolvimento , sendo um dos principais centros de inovação em Portugal. Sua sede em Aveiro é um polo tecnológico que participa em parcerias com universidades e centros de pesquisa para desenvolver novas tecnologias e promover a inovação contínua no setor.
Em resumo, a Altice Labs atua como um motor de inovação dentro do grupo Altice, contribuindo significativamente para o avanço das telecomunicações e tecnologias digitais em Portugal e em nível global.