Porto Digital Europa no Web Summit 2024: confira destaques da participação

Porto Digital Europa durante o Web Summit

O palco da ApexBrasil recebeu o Porto Digital Europa para apresentar seu programa de internacionalização de empresas e as primeiras embarcadas para relatarem suas experiências

O Porto Digital Europa marcou presença no Web Summit 2024 com seu Seminário de Internacionalização, ao lado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil. 

O evento deste ano reuniu 70 mil participantes, mais de mil investidores e três mil empresas em Lisboa, consolidando sua posição como o maior palco global de inovação e tecnologia. 

Brasil se destaca no Web Summit 2024

O Brasil destacou-se no Web Summit 2024 com uma delegação robusta e diversa, organizada pela ApexBrasil, em parceria com o Serpro, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o suporte estratégico do Sebrae.

Com mais de 400 empresas e startups participantes, o país teve  uma das maiores delegações do evento, evidenciando o potencial e a criatividade do ecossistema brasileiro de inovação. 

A pluralidade foi um dos pontos altos da participação, com startups de diferentes regiões do Brasil, muitas delas lideradas por mulheres, reforçando a relevância da inclusão e da transformação no mercado tecnológico global.

Porto Digital Europa apresenta agenda estratégica de internacionalização no evento

Para o Porto Digital Europa, o Web Summit 2024 foi uma oportunidade estratégica para evidenciar o potencial brasileiro no cenário internacional e fortalecer sua missão de conectar empresas tecnológicas ao mercado europeu.

Durante a programação, o country manager e representante do Porto Digital Europa, João Barbosa,  e a comitiva das empresas e startups embarcadas apresentaram as ações e a estratégia utilizada para transformar obstáculos em oportunidades.

Por meio do seu programa de internacionalização, com foco em soft landing para empresários e equipes que cruzam o Atlântico, parcerias com instituições e parques tecnológicos brasileiros e europeus, o Porto Digital Europa cria uma comunidade empresarial e de inovação ideal para negócios na Europa.

No palco da ApexBrasil, João Barbosa afirmou que expandir para o mercado internacional pode parecer intimidador, mas o Porto Digital Europa está provando que, com o suporte certo, é possível transformar desafios em conquistas. Para empresas brasileiras, principalmente de base tecnológica, este caminho pode ser muito satisfatório e seguro.

O Porto Digital Europa oferece mentoria especializada, cria continuamente conexões essenciais, tudo isso com uma infraestrutura robusta, elementos que dão às empresas a confiança necessária para navegar pelo mercado europeu com confiança e resultados promissores”, destacou Barbosa.

Empresas brasileiras inseridas no mercado europeu por meio do Porto Digital Europa

Para compartilhar suas experiências de internacionalização de negócios, foram convidadas as primeiras empresas embarcadas, que já estão em Aveiro, a Uaify – agência de marketing digital e performance; e a Evollux – plataforma completa para gestão fiscal e compliance.

Seus respectivos CEOs, Renato Marques e Gabriel Araújo, ressaltaram em suas falas que já estão instalados no prédio do Porto Digital Europa em Aveiro, vivenciando de perto o ambiente dinâmico e colaborativo que impulsiona os negócios, as parcerias e, principalmente, a inovação.

 “A presença da Uaify, no ecossistema do Porto Digital Europa proporciona vislumbrar expandir nossas operações para a Europa, por meio de oportunidades únicas de networking, aprendizados e possibilidades de conexões estratégicas. Contar com o suporte local e da infraestrutura do hub faz toda a diferença na hora de se estabelecer nesta nova empreitada”, afirmou Renato Marques.

Renato Marques apresentando
Renato Marques – CEO Uaify

Gabriel Araújo ainda completou, destacando a importância de ter uma instituição forte e com operações táticas como o Porto Digital Europa para a expansão do seu negócio.

“Nos últimos dois meses, nós da Evollux passamos por uma verdadeira montanha-russa de sensações. Estávamos em nosso ‘mundo comum’, focados no mercado local, até que o Porto Digital Europa surgiu e apresentou um horizonte ainda mais amplo com a possibilidade de desbravar o mercado europeu”, destacou Araújo.

Gabriel Araújo apresentando
Gabriel Araújo – CEO Evollux

Ele continuou seu relato, ressaltando o receio e as dúvidas que sentiu num primeiro momento, mas como as ações bem planejadas mudaram sua perspectiva: “o Porto Digital Europa entrou no circuito como mentor e nos conectou com pessoas-chave, além de propiciar uma infraestrutura física necessária para darmos o primeiro passo com confiança para a nossa jornada de internacionalização”, confidenciou.


“As experiências dessas duas empresas embarcadas refletem como o programa do Porto Digital Europa vai além de abrir portas. Ele capacita empreendedores a superar obstáculos, fortalecendo parcerias e construindo novas oportunidades”, finalizou Barbosa


Saiba mais sobre a internacionalização de empresas pelo Porto Digital Europa.

Entre em contato agora mesmo. Clique aqui e acesse nosso site!

Compartilhe nas redes sociais: